História

O Instituto Grandes Temas (IGT) tem sua origem a partir da iniciativa de alguns profissionais da equipe da terapia intensiva do Hospital Pró Cardíaco – RJ que, em 2004, criaram um programa que contribuísse para a capacitação dos profissionais de sua própria equipe, que naquela época contava com cerca de 100 pessoas.

O programa educacional incluía palestras mensais, realizadas por profissionais com grande reputação nacional e internacional, sob o título de 'Grandes Temas em Medicina Intensiva', num conteúdo programático anual que estimulasse e ampliasse a formação dos profissionais nas diversas áreas da Medicina. Além da agenda científica, era possível que a equipe estabelecesse vínculos com os palestrantes convidados, capaz assim de fomentar trocas de experiências, informações técnicas e profissionais.

Em 2009, o formato dos Grandes Temas se modificou visando a participação de profissionais de referência no Rio de Janeiro.

As palestras, cuja duração média era de 40 minutos, passaram a contar com a participação de profissionais que teciam seus comentários ao final de cada tema apresentado, no sentido de enriquecer o debate, e assim compartilhar experiências e opiniões com a audiência presencial.

 

'You can not teach a man anything. You can only help him to find the answers inside himself.'

Galileu Galilei

Ainda em 2009, foi implementada outra novidade: as aulas passaram a ser filmadas, hospedadas em um servidor, e disponibilizadas a todos os interessados cadastrados por meio do site do Grandes Temas. Assim, foi possível disseminar o conteúdo a um público muito maior, em todo o País e no exterior.

Recentemente, contando com o avanço das tecnologias de informação e das redes sociais, alcançamos um modelo de disseminação do conhecimento ainda mais amplo, integrando Twitter, Facebook e a disponibilização das apresentações em vídeo streaming. Além disso, os usuários cadastrados no site podem interagir com suas questões e opiniões.

Até dezembro de 2012, o principal apoio à iniciativa foi fornecido pelo Hospital Pro Cardíaco – RJ, principalmente por nos proporcionar o auditório para o encontro dos palestrantes e profissionais, que são a base desse fórum científico.

Passados 10 anos de existência, no início de 2014, os profissionais que sustentaram a iniciativa desde a sua origem, acreditaram que deveriam ir mais longe e ampliar ainda mais o impacto e os benefícios que já podiam ser observados nessa trajetória. Juntos, contando com mais especialistas da medicina, com o apoio da área de filantropia do Banco JP Morgan, com a assessoria jurídica do Escritório PLKC e com a consultoria de gestão e da Actual Ventures, fundaram em 10 de fevereiro de 2014 o Instituto Grandes Temas em Medicina e Saúde (IGT).

O IGT nasce em torno de uma visão de compartilhamento do saber científico, sem custos aos interessados, de modo regular, de conformidade com uma agenda que se renova anualmente, aberta a todos que possuem acesso à internet e que podem participar das aulas no auditório.

'The purpose of human life is to serve, and to show compassion and the will to help others.'

Albert Schweitzer

Trata-se de uma enorme responsabilidade, que já parte com mais de 4.000 inscritos usuários e visitantes regulares ao site do IGT.

Em 7 de outubro de 2014 o IGT foi qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Despacho publicado no Diário Oficial de 9 de outubro de 2014, processo 08071.027275/2014-72). Essa importante qualificação pública reconhece o compromisso do IGT e seus fundadores com o desenvolvimento de atividades de relevância pública, em prol da melhoria de nossa sociedade, com total transparência de sua gestão.

Grandes Temas, grandes desafios, sobretudo no sentido de fomentarmos a educação médica de qualidade à nossa audiência, com uma amplitude de conteúdo que pode alcançar todas as áreas de medicina.

Rubens C. Costa Filho, MD